Para que fazer Mapa de Uso e Ocupação do Solo?
Para avaliação de uma fazenda com 2.600,0 ha em Casimiro de Abreu, Rio de Janeiro, a ELO realizou o Mapa de Uso e Ocupação do Solo. O objetivo foi caracterizar as áreas para verificar o seu potencial de uso. Com base no perfil do ambiente, ocorreu um zoneamento do terreno.
Em Jacuí, MG, este Mapa foi elaborado em uma fazenda recém adquirida. Visou a definição do melhor lugar para construção da sede e o reconhecimento territorial, para se verificar o potencial de uso.
Em um condomínio de chácaras em Campo Largo, PR, este Mapa foi utilizado para se verificar a existência ou não de atingimento da área do condomínio na faixa de Área de Preservação Permanente- APP e em bosque definido para Preservação. Posteriormente, integrou o processo de renovação da Licença Ambiental como parte da caracterização do Condomínio.
Além destes, realizamos diversos Mapas de Uso e Ocupação do Solo para alinhamento de construção com a preservação ambiental.
É um ferramenta fundamental!
Principalmente, para quem está em processo de definição de uso e ocupação do solo de uma área.
É possível averiguar o potencial e também as fragilidades ambientais.
Além de evitar problemas legais, contribui para o melhor aproveitamento da área, pois considera a aptidão do solo e o seu potencial de uso e, com isto, gera uma melhor produtividade e rentabilidade.
Ficou na dúvida? Você quer saber mais informações?
Fale com a ELO!!! Ficamos a disposição!