PRESERVAÇÃO DE FUNDO DE VALE: SOLUÇÃO DO PLANEJAMENTO URBANO PARA DRENAGEM E ESCOAMENTO DAS ÁGUAS PLUVIAIS

As imagens são chocantes, mas representam o resultado da solução do planejamento urbano que considerou a eficiente prática de conservação de fundos de vale.

Em Curitiba, em diversos locais foram implantados parques urbanos. Além da recreação, beleza cênica que fomenta o turismo, tem como objetivo principal promover o escoamento das águas pluviais, drenagem e a preservação de áreas críticas.

De acordo com a Lei Nº 15.852, de 01 de julho de 2021 que dispõe sobre a política municipal de proteção, conservação e recuperação do meio ambiente e dá outras providências, para Curitiba, no estado do Paraná, considera:

“Seção IV – Da Drenagem Pluvial Urbana.

Art. 96. Compete ao Município o planejamento, execução, operação, fiscalização e manutenção do sistema de drenagem pluvial urbana, para promover o escoamento das águas pluviais podendo ocorrer por meio natural, fundos de vale, ou por dispositivos de infraestrutura de drenagem, ou por ambos.

Art. 97. Fundos de Vale são os locais que favorecem o escoamento das águas provenientes das chuvas, constituídos pelas áreas críticas localizadas nos fundos de vale, sujeitos à inundação, erosão ou que possam acarretar transtornos à coletividade através de usos inadequados.

Parágrafo único. Os usos de Fundos de Vale deverão sempre atender, prioritariamente, a implantação de parques lineares destinados as atividades de educação ambiental, recreação e lazer, unidades de conservação, à proteção das matas nativas e elementos da geodiversidade, a drenagem e a preservação de áreas”. críticas.

As imagens foram obtidas em:

https://ric.com.br/rn24h/previsao-do-tempo/cenario-do-parque-tingui-e-transformado-apos-chuvas-em-curitiba-veja-imagens/

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Shopping Basket