SEMANA DA FAUNA – 04 A 10 DE OUTUBRO

A fauna interage com a flora e com os demais elementos da biota e do ecossitema. Esse é o equilíbrio do ecossistema: a vegetação faz a síntese da matéria orgânica a partir dos elementos inorgânicos encontrados na natureza, de que os animais precisam para sobreviver. A fauna, por sua vez, realiza a disseminação e polinização das plantas, necessárias a sobrevivência delas.


O equilíbrio entre as relações ecológicas dos seres vivos é a forma encontrada pela natureza para a manutenção e sobrevivência das espécies. As espécies vivem em um círculo de nascimento, crescimento e morte, que depende da alimentação; da redução da oferta a adequação da demanda, de modo que várias espécies reduzem ou espaçam mais os nascimentos. Essa inter-relação entre fauna e flora, faz da fauna um indicador da saúde do ecossistema, pelo rápido reflexo nela das alterações ocorridas.
A relação entre flora e fauna é intrínseca. O impacto sobre um remanescente florestal, como a supressão, afeta diretamente a biodiversidade do local e as relações ecológicas.


É dito sobre o desmatamento, mas pouco é alertado sobre os efeitos da Defaunação, pois a perda da fauna é um evento que passa despercebido pelos órgãos de proteção ambiental. Alerta para a rápida diminuição das populações de vertebrados e invertebrados no planeta e suas conseqüências para o bem estar da humanidade”, considera que a fauna fornece serviços ambientais imprescindíveis a nossa sobrevivência.

Com o desmatamento, os serviços ambientais gerados pela fauna, são diretamente afetados, como:

  • Polinização: Insetos polinizam 75% da produção agrícola do mundo e a redução na fauna de abelhas e outros polinizadores pode reduzir a produção de alimentos;
  • Controle de Pestes: Morcegos e aves controlam pragas agrícolas;
  • Ciclagem de nutrientes e decomposição: Invertebrados e vertebrados são fundamentais;
  • Qualidade da água: O declínio de anfibios aumenta as algas e detritos, reduzindo nutrientes; e
  • Saúde pública: a fauna autua no controle de transmissão de doenças (GALETTI, 2014).

Informações obtidas em:
GALETTI, M. (2014). Consequências de um planeta sem animais.
CARVALHO, R. C. T. (2019). A proteção constitucional da fauna.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Shopping Basket